quinta-feira, 14 de maio de 2015

Autoteste de Sensibilidade ao Glúten

Autoteste para a Doença Celíaca/ Sensibilidade ao Glúten não-celíaca

Identifique quais os sintomas que se aplicam a você:

Digestivo
-Desejo de comer coisas feitas com trigo
-Barriga estufada / Gases
-Síndrome do Intestino Irritável
-Refluxo ácido
-Prisão de ventre
-Diarréia
-Falta de apetite
-Problemas de peso
-Anemia ferropriva
-Indigestão
-Náusea

Neurológico
-Dores de cabeça
-Enxaqueca
-Problemas de memória
-Confusão mental
-Falta de concentração
-TDAH ( déficit de atenção / hiperatividade )
-Dores articulares e / ou dores musculares
-Ataxia
-Fibromialgia

Hormonais
-Fadiga
-Problemas de sono
-Depressão
-Ansiedade
-Irritabilidade
-Mudanças de humor
-Problemas menstruais
-Infertilidade masculina e feminina e / ou aborto
-Problemas de tireóide
-Osteoporose ou osteopenia (você ou na sua família)

Sistema Imune
-Você tem infecções facilmente
-Congestão nasal
-Asma
-Erupção cutânea
-Eczema
-Psoríase
-Elevação das enzimas hepáticas (transaminases)
-Artrite, qualquer tipo - em você ou sua família
-História de câncer - você ou sua família
-Doença auto-imune, como diabetes, esclerose múltipla, Lupus - você ou sua família
-Doença celíaca - você ou sua família 

Se você marcou 1-3 sintomas: a sensibilidade ao glúten pode estar desempenhando algum papel em seus problemas de saúde. 
Se você marcou 4-7 sintomas: há uma possibilidade concreta de que você esteja sofrendo de sensibilidade ao glúten. 
Se você marcou 8 ou mais sintomas: a probabilidade é forte de que a sensibilidade ao glúten está tendo um efeito negativo sobre sua saúde. 


Se assim for, você não está sozinho.

O que você deve fazer agora?

Vamos discutir as duas condições possíveis que podem estar afetando a sua saúde: a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
Para definir os nossos termos, usaremos o termo " intolerância ao glúten " como um termo abrangente que inclui tanto a doença celíaca e sensibilidade ao glúten não-celíaca.
A doença celíaca é uma das doenças mais comuns ao longo da vida na Europa e nos Estados Unidos. 1% da população sofre e esse percentual aumenta com a idade de quatro vezes a 4%, tornando-se extremamente comum.
Alguém poderia pensar que uma desordem comum foi bem diagnosticada em um sistema médico avançado como o nosso. Infelizmente isso não é verdade em todos os casos. Apenas 5 - 10% de todas aquelas pessoas que sofrem da doença são diagnosticados. E para adicionar outros dados, aquelas pessoas que são diagnosticadas, levam em média cerca de 10 anos para receber seu diagnóstico.

Por que a maioria dos Celíacos permanecem sem diagnóstico?

Há algumas respostas possíveis:
• Vivemos em uma sociedade impulsionada po remédios, que gosta de engolir uma pílula e fazer com que os sintomas desapareçam. A doença celíaca pode ser tratada somente com uma mudança na dieta e não é fácil. Não há nenhum remédio para fazer os sintomas da doença celíaca desaparecerem.

• Os médicos neste país não estão focados na dieta e estilo de vida. Eles não gostam de dizer aos seus pacientes para fazer mudanças na dieta. Eles são treinados para dar os medicamentos que fazem o seu paciente "sentir-se" diferente rapidamente.

• As empresas farmacêuticas neste país financiam mais de 70% de toda a pesquisa realizada. Com dieta sendo a única "cura" para a doença celíaca que conhecemos, definitivamente não é uma doença que as empresas farmacêuticas queiram gastar muito tempo e dinheiro pesquisando.

• O teste que tem sido usado como o "padrão ouro" para a doença celíaca ( endoscopia digestiva alta com biopsia) não é muito sensível. Isto significa que muitas pessoas dizem que o glúten não é o seu problema quando ele É. O teste, uma biópsia intestinal, exige que haja uma quantidade tremenda de danos nas paredes do duodeno para dar positivo.

• Os médicos são tradicionais em suas práticas e só recentemente se tornou evidente como a doença celíaca é comum. A maioria deles foram treinados, erroneamente, que a doença celíaca é rara e que os pacientes apresentam sintomas de dor abdominal, diarreia grave e perda de peso. Sabe-se agora que a maioria dos pacientes com doença celíaca não terá sintomas, mas mudar a forma como os médicos pensam é coisa que ocorre lentamente.

Causas à parte, os fatos permanecem os mesmos - mais de 90% das pessoas que sofrem de doença celíaca - uma doença comum - permanecem sem diagnóstico e com sofrimento.


O que é sensibilidade ao glúten?

Sensibilidade ao glúten é uma condição muito comum que afeta de 8 a 40 vezes mais pessoas do que aqueles afetados pela doença celíaca. Então, por que "todo mundo" não sabe sobre isso? Porque só recentemente é que foi admitido que legitimamente isso existe.

Na verdade, quando Petersen escreveu "O Efeito Glúten" em 2009, afirmou informações sobre glúten que não eram de todo aceitas pela comunidade celíaca e investigadores de renome. Na verdade, no momento da sua publicação, o pensamento predominante era que aqueles que "pareciam" estar reagindo ao glúten, mas que não tinham a doença celíaca, provavelmente estavam equivocados e talvez sofrendo de um "efeito placebo" de algum tipo.

Que diferença poucos meses podem fazer! Até o final de 2009 e que continuou em 2010 e 2011, resultados de pesquisas cada vez mais têm demonstrado que a sensibilidade ao glúten não é apenas uma condição muito real, mas que está afetando a saúde de milhões de pessoas inocentes de todas as idades.

Sensibilidade ao glúten não-celíaca é muito mais comum do que a doença celíaca.

Embora as estimativas variem, a incidência de sensibilidade ao glúten em nossa população parece estar em algum lugar entre 8% e 40%. Por que a grande variação? Só recentemente começaram a ocorrer pesquisa sobre a sensibilidade ao glúten.

Como um exemplo de quanto tempo pode demorar para se obter um conjunto de informações sobre uma doença, a pesquisa sobre a doença celíaca vem ocorrendo há décadas, mas demorou até 2010 para descobrir que a incidência de celíacos na verdade aumentou com a idade a partir de 1% a 4 %.

Este é um aumento de 400% em uma doença que foi pensada para ser puramente genética - o que significa que nasceu com ela ou você não é.

Foi um enorme avanço para descobrir que fatores dietéticos e de estilo de vida, além de um gene para a doença celíaca, foram necessários para "ligar" o gene que produz uma intolerância ao glúten.


Fonte:http://dietasemgluten.blogspot.com.br/p/autoteste-de-sensibilidade-ao-gluten.html

4 comentários:

  1. Olá, fiz o este marquei das 4 etapas 22 sintomas.
    A 6 meses atráz fiz uma endoscopia, e acusou uma grave esofagite,fiz o tratamento.
    Mas devido a fortissimas dores, que começa na boca do estomago, e segue uma dor horrivel nas costas, como se alguém estivesse enfiando um punhal nas minhas costa,e me levou 3 dias seguidos ao pronto socorro, a medica pediu para fazer uma endoscopia urgente.
    Fiz dia 23/2/2017,o resultado foi o seguinte.
    Esofagite leve distal/Hernia de hiato de pequena porpoção/Pangastrite enatematica leve.
    Oque vc pode me auxiliar?
    Desde ja agradeço.
    Fatima Martins. Email- fatima_fbsm_martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fatima, o que posso te dizer é para que insista com seu gastro para que ele investigue através de exames a doença celíaca. Se você excluir o glúten sem fazer os exames e ter o diagnóstico, poderá criar outros problemas. Seus sintomas atuais são muito parecidos com os de meu marido. Depois de 15 anos tentando todo tipo de tratamento em que os médicos cuidavam dos sintomas e não buscavam a causa destes, por um acaso vi uma reportagem sobre os efeitos do glúten nos celíacos e, como você, passei a desconfiar que pudesse ser o caso dele. Sem informações suficientes na época, ele faz a dieta desde 2011, começamos a tentativa de exclusão do glúten em sua dieta e começamos a ver excelentes resultados. No entanto, ele não foi diagnosticado e isso acaba por deixar sempre uma pulga atrás da orelha e dificultar a explicação às pessoas de nosso convívio sobre a necessidade de rigor na dieta sem glúten, inclusive com contaminações. Hoje, se quisermos um diagnóstico, ele teria que voltar a ingerir glúten por no mínimo 3 meses para realizar os exames, mas ele se nega a voltar a sentir tudo o que sentia. Não exclua o glúten sem diagnóstico. Procure um gastro que vá a fundo em seu problema. Sigo o grupo Viva sem Glúten no Facebook. Acesse, tem excelentes profissionais que nos orientam muito bem. Não deixe de dar uma olhadinha. Espero ter te ajudado. Sempre que vejo algum artigo novo e sério posto aqui. É um jeito que encontrei de nos ajudarmos. Sucesso e melhoras...Não desista, vai dar tudo certo...Beijos...

      Excluir
    2. Oi, sou médica e celíaca, com o diagnóstico tardio, depois de muitos problemas relacionados à está condição. Meus filhos e netos tiveram mais sorte, com o diagnóstico mais cedo... Acredito que glúten, nesta quantidade que os alimentos transgênicos possuem, é o grande responsável pela epimia de obesidade, TDH, e muitos outros distúrbios, inclusive compulsão por drogas. Não vejo problema nenhum em retirá-lo da dieta de qualquer pessoa, mesmo não celíacos. Acredito firmemente que é uma forma de evitar muitas patologias.

      Excluir

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!