segunda-feira, 21 de março de 2011

Lasanha sem glúten Deliciosa

Uma receita de lasanha de carne deliciosa para todos aqueles que sofrem de doença celíaca.
Ingredientes:
Macarrão sem glúten: 
- 2 xícaras (chá) bem cheia de farinha sem glúten 
- 2 ovos 
- 4 gemas 
- ¼ de xícara (chá) de óleo 
- 1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:
Primeiro peneire a farinha sem glúten, adicione os ovos inteiros, as gemas de ovo, sal e um fio de óleo. Misture até obter uma massa combinada e deixe repousar por uma hora. Estique com o rolo e corte as folhas da lasanha. Cozinhar numa panela com água salgada por 5 minutos. Escorrer e deixar esfriar em uma tigela com água fria.
Para montar a lasanha faça um molho à bolonhesa com carne moida e temperos a seu gosto.
Coloque um pouco de molho no fundo de uma forma refratária retangular média e vá alternando camadas de massa, molho, presunto e mussarela terminando com massa e molho. Cubra com uma camada de mussarela e, se quizer, cubra com molho branco e leve ao forno para gratinar.
Não deixe de fazer. Esta massa não perde nada para as massas tradicionais com glúten.



8 comentários:

  1. Olá posso utilizarar só a farinha de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre faço com farinha preparada. Só com a farinha de arroz pode ficar uma massa mais quebradiça. Eu utilizo sempre a farinha preparada nesta proporção:
      3 xícaras (chá) de farinha de arroz, 1 xíc.(chá) de fécula de batata e 1/2 xíc.(chá) de polvilho doce. Misture tudo muito bem e utilize em suas receitas.
      Espero ter ajudado...beijos...

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se posso fazer a massa e congelar cru pra usar futuramente? Ahh e também se essa farinha preparada ( farinha de arroz, fécula de batata e polvilho) posso fazer a mistura em casa mesmo juntando os 3 itens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia colega...Nunca congelei essa massa então não tenho como te informar com absoluta certeza, mas creio que se congelá-la já em lâminas e entre plásticos(como as massas de pastéis que se vê nos mercados) pode dar certo. Vamos tentar. Quanto a farinha, é uma mistura feita em casa mesmo. Se você acrescentar a esta mistura 1 colher de chá de CMC, a textura das receitas ficará melhor ainda.Espero ter te ajudado. Um grande abraço...

      Excluir
  3. Olá Sônia, agradeço pela sua resposta. Vou testar fazer e congelar, se der certo conto aqui no blog��.. Ah e o que seria esse tal de CMC? É que sou novata nessa vida de sem glúten. .rsrs...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia colega, CMC é um pozinho espessante que dá liga na massa, meio que "substitui" o glúten. Você encontra em lojas de confeitaria, geralmente junto com os emulsificantes para sorvete. Entre no site da Arcolor que tem muitas explicações sobre o produto, vale a pena ver. Espero ter ajudado, beijos...

      Excluir
  4. Olá, ajudou sim...obrigada ...Vou ler as explicações respeito do CMC..bjusss

    ResponderExcluir
  5. Nunca fiz massa sem glúten,vou tentar

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!