segunda-feira, 21 de março de 2011

Lasanha sem glúten Deliciosa

Uma receita de lasanha de carne deliciosa para todos aqueles que sofrem de doença celíaca.
Ingredientes:
Macarrão sem glúten: 
- 2 xícaras (chá) bem cheia de farinha sem glúten 
- 2 ovos 
- 4 gemas 
- ¼ de xícara (chá) de óleo 
- 1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:
Primeiro peneire a farinha sem glúten, adicione os ovos inteiros, as gemas de ovo, sal e um fio de óleo. Misture até obter uma massa combinada e deixe repousar por uma hora. Estique com o rolo e corte as folhas da lasanha. Cozinhar numa panela com água salgada por 5 minutos. Escorrer e deixar esfriar em uma tigela com água fria.
Para montar a lasanha faça um molho à bolonhesa com carne moida e temperos a seu gosto.
Coloque um pouco de molho no fundo de uma forma refratária retangular média e vá alternando camadas de massa, molho, presunto e mussarela terminando com massa e molho. Cubra com uma camada de mussarela e, se quizer, cubra com molho branco e leve ao forno para gratinar.
Não deixe de fazer. Esta massa não perde nada para as massas tradicionais com glúten.



7 comentários:

  1. Olá posso utilizarar só a farinha de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre faço com farinha preparada. Só com a farinha de arroz pode ficar uma massa mais quebradiça. Eu utilizo sempre a farinha preparada nesta proporção:
      3 xícaras (chá) de farinha de arroz, 1 xíc.(chá) de fécula de batata e 1/2 xíc.(chá) de polvilho doce. Misture tudo muito bem e utilize em suas receitas.
      Espero ter ajudado...beijos...

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se posso fazer a massa e congelar cru pra usar futuramente? Ahh e também se essa farinha preparada ( farinha de arroz, fécula de batata e polvilho) posso fazer a mistura em casa mesmo juntando os 3 itens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia colega...Nunca congelei essa massa então não tenho como te informar com absoluta certeza, mas creio que se congelá-la já em lâminas e entre plásticos(como as massas de pastéis que se vê nos mercados) pode dar certo. Vamos tentar. Quanto a farinha, é uma mistura feita em casa mesmo. Se você acrescentar a esta mistura 1 colher de chá de CMC, a textura das receitas ficará melhor ainda.Espero ter te ajudado. Um grande abraço...

      Excluir
  3. Olá Sônia, agradeço pela sua resposta. Vou testar fazer e congelar, se der certo conto aqui no blog��.. Ah e o que seria esse tal de CMC? É que sou novata nessa vida de sem glúten. .rsrs...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia colega, CMC é um pozinho espessante que dá liga na massa, meio que "substitui" o glúten. Você encontra em lojas de confeitaria, geralmente junto com os emulsificantes para sorvete. Entre no site da Arcolor que tem muitas explicações sobre o produto, vale a pena ver. Espero ter ajudado, beijos...

      Excluir
  4. Olá, ajudou sim...obrigada ...Vou ler as explicações respeito do CMC..bjusss

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!