quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bolo de cenoura com mandioca sem glúten



Massa
- 5 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo ou azeite
- 180 g de cenoura (2 médias) cortada em rodelas
- 180 g de mandioca crua descascada picada em cubos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca bem fininha 
- 1 colher (sopa) de fermento

Cobertura
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de leite
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer: 
Coloque no liquidificador os ovos e o óleo. Ligue o aparelho e vá juntando as rodelas de cenoura. Em seguida, junte a mandioca picada. Bata bem até ficar tudo bem triturado. Passe para uma tigela e junte o açúcar, o sal, a farinha de mandioca e o fermento. Mexa com batedor de arame e despeje em forma média com buraco no meio untada com manteiga e polvilhada com farinha de mandioca. Leve ao forno médio e deixe assar por 40 minutos ou até ficar dourado e firme. Desenforme e coloque a cobertura.

Cobertura: 
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até adquirir consistência de mingau. Espalhe sobre o bolo.

Rende: 16 fatias


2 comentários:

  1. Pode substituir a mandioca e farinha de mandioca por outro ingrediente ? Qual ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta receita se você diminuir a mandioca deverá aumentar a quantidade de cenoura na mesma proporção( em média 3 cenouras grandes no total). A farinha de mandioca pode ser substituída por farinha de arroz(2 xícaras de chá) mais 1 colher (sopa) de amido de milho.Espero ter ajudado. Beijos...

      Excluir

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!