sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lentilha da sorte

Foto: Adriana Lorete
O ideal é começar a preparar o prato por volta das 22h30 do dia 31 de dezembro. Aproveite esse momento para refletir sobre o seu ano e o que espera do novo ano. Como em um caldeirão da sorte, coloque seus desejos de felicidade enquanto a lentilha cozinha.
Ingredientes
- 250 ml de óleo
- 5 dentes de alho em lâminas
- 1 litro de água
- 250 g de lentilha verde seca (ou laranja)
- 50 g de bacon picado
- 1 cebola picada
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Salsinha picada a gosto

Modo de preparo
*Em uma frigideira, coloque o óleo e o alho. Ligue o fogo baixo e vá mexendo, cuidando para que não queime. Quando começar a dourar, retire as lâminas com uma peneira imediatamente e deixe que esfriem. Reserve.

*Em uma panela, ferva a água e cozinhe a lentilha verde por 25 minutos (ou a laranja por oito minutos). Escorra a água e dê um choque térmico em uma tigela com água e gelo.

*Enquanto a lentilha esfria, doure, em uma frigideira, o bacon picado até soltar toda a gordura. Junte a cebola e mexa bem. *Coloque a lentilha escorrida e misture para incorporar os sabores. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa.

*Decore com o alho, a salsinha picada a gosto, regue azeite e sirva assim que brindar a entrada do ano-novo!

RECADO DA ANA: “Estes grãos, dourados ou verdes, sempre trazem sorte. Sejam feitos como sopa ou com menos caldo, o que importa é colocar em um prato, subir na cadeira, na árvore ou na mesa (!!!!!) — sempre em um lugar alto — e desejar tudo de bom no ano-novo. Dê sete garfadas!”
FONTE: http://revistaanamariabraga.uol.com.br

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Docinho de uva sem glúten


Foto: Ormuzd Alves
Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 20 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Docinho e salgadinho
Calorias: 55 por porção
Ingredientes
-20 uvas sem sementes
-1 lata de leite condensado
-2 colheres (sopa) de manteiga
-1/2 xícara (chá) de nozes moídas
-Açúcar de confeiteiro a gosto

Modo de preparo
Lave bem as uvas e seque-as. Em uma panela, cozinhe o leite condensado e a manteiga em fogo baixo, sem parar de mexer, até a mistura se soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e misture as nozes. Despeje a massa em um refratário e deixe esfriar. Com as mãos untadas, modele 20 bolinhas, ponha uma uva dentro de cada uma e passe no açúcar. Se preferir substitua a uva por morango.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Brigadeiros Gourmet de Nozes

Tempo de Preparo:1h 00min
Rendimento:25 porções
Receita enviada por:Paula Ferreira Corrêa Ponte
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de margarina sem sal
- 50 g de chocolate meio amargo
- 50 g de nozes moídas
- 15 gotas de essência de nozes
- margarina sem sal para enrolar
- forminhas, fundo rendado e confeitos

Modo de preparo:
Em uma panela coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a mistura se desprenda da panela
Após desligar o fogo, acrescente as nozes e a essência
Coloque o brigadeiro em um recipiente untado para que esfrie
Depois de frio é só enrolar os brigadeiros, um a um, com um pouquinho de margarina sem sal nas mãos
Confeite os brigadeiros e coloque-os em forminhas.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lombo de porco recheado com farofa

Culinarista: Mariana Maluf Boszczowski 
Foto: Stela Handa 
Tempo 1h30 (+10min de descanso)
Rendimento 6 Porções
Dificuldade Fácil
Ingredientes
- 1 lombo de porco com 1,5kg
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de 1/2 limão
- 1 dente de alho espremido

Farofa:
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 3 colheres (sopa) de cebola picada
- 3 colheres (sopa) de pimentão vermelho em cubos
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
- 3 colheres (sopa) de azeitona verde picada

Modo de preparo
Abra o lombo no sentido do comprimento com uma faca afiada formando um retângulo. Tempere com sal, pimenta, o suco e o alho. Derreta a margarina em uma panela e refogue a cebola e o pimentão por 3 minutos, em fogo médio. Adicione a farinha e a azeitona e refogue por 3 minutos. Desligue e tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar. Coloque a farofa sobre a peça de lombo aberta e enrole como rocambole. Prenda com palitos ou amarre com barbante. Coloque em uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos, retire o papel e deixe mais 20 minutos para dourar. Deixe descansar por 10 minutos, retire o barbante ou palitos fatie e sirva. Se desejar sirva acompanhado de salada verde.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cupcake Chocotone sem glúten

Ingredientes
- 250g manteiga sem sal temperatura ambiente
- 1 1/4 xícara (chá) de açúcar
- 4 ovos
- 1/2 colher (sopa) de essência de panetone
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz
- 1/2 xícara (chá) de fécula de batata
- 1 xícara (chá) de gotas de chocolate ao leite ou amargo(a marca Harald não tem glúten)

Modo de preparo
1. Bata na batedeira o açúcar e a manteiga até formar um creme esbranquiçado.
2. Adicione os ovos um a um, raspando as laterais entre um ovo e outro.
3. Diminua a velocidade e adicione a essência de panetone, depois as farinhas aos poucos, adicione o fermento e bata mais um pouco.
4. Junte as gotas de chocolate e misture, distribua as formigas de papel para cupcake na fôrma para cupcake e preencha 2/3 com massa.
5. Asse em forno pré-aquecido em 180º C.
6. Decore com ganache de chocolate e confeitos

Para o ganache: 
- 200g de chocolate 
- 100g de creme de leite.

Derreta o chocolate em banho Maria ou no microondas, adicione o creme de leite e misture.

Versão Panetone:
 troque as gotas de chocolate por frutas cristalizadas e uva passa. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Quinoa, um alimento rico, saudável e gostoso


Quinoa
Utilizada por nutricionistas, celíacos, diabéticos, esportistas, vegetarianos e chefs de cozinha, e cada vez mais pela população em geral, a Quinoa é considerada um dos grãos mais completos em termos nutricionais. Nesta matéria, desvendamos alguns dos mistérios deste grão que vem ganhando popularidade crescente..

Por Caroline Medeiros de Araújo
Conhecida também como “grão de ouro”, “trigo dos Incas” e “grão-mãe”, a Quinoa já era cultivada na América do Sul há cerca de 8 mil anos atrás pelos antigos povos da região, mas foi em grande parte ignorada e substituída pelos colonizadores europeus que se instalaram nas regiões em que este grão estava presente. Sendo um grão bastante resistente à condições climáticas diversas, a Quinoa é atualmente cultivada do nordeste do Equador ao sul da Bolívia a 3.500 metros de altitude. Em algumas regiões, como nas proximidades das salinas de Garci Mendoza, é o único produto agrícola resistente às duras condições de clima e solo, como baixas temperaturas, solo alcalino e pouca água.
Tudo indica que o interesse atual pelo grão aumentou muito quando foram divulgados estudos sobre o cultivo da quinoa em naves espaciais, e ao fato de a NASA ter incluído a Quinoa na dieta dos astronautas. No Brasil, a Quinoa disponível é importada, na maior parte, da Bolívia. No entanto, há 19 anos a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - vem estudando variações deste grão que tornem possível o cultivo no Brasil. Os primeiros resultados positivos ocorreram no cerrado brasileiro em 1998, com a primeira colheita comercial tendo ocorrido em 2004. A Quinoa brasileira ainda não é amplamente distribuída, mas mesmo assim é possível encontrar a variedade importada em alguns supermercados e várias lojas de produtos naturais .
Nos dias de hoje, a vida agitada das cidades exige soluções rápidas e práticas de alimentação. Neste sentido, o que dizer de um grão que é cozido em 12 minutos, é apropriado para pratos doces e salgados, é rico em nutrientes e serve tanto como refeição principal e acompanhamento?
A Quinoa é rica em proteínas (até 23%, dependendo da variação), sendo uma ótima alternativa a carne, leite e ovos para os veganos (vegetarianos que não consomem nenhum produto de origem animal). O cereal contém mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite, e, por isso, é indicado para crianças em fase de crescimento, adolescentes e também para idosos, já que alguns estudos indicam que a lisina pode auxiliar no aumento da absorção de cálcio pelo intestino delgado e, desta forma, prevenir e tratar a osteoporose (condição caracterizada por uma baixa densidade mineral dos ossos, facilitando a ocorrência de fraturas). Além disso, a Quinoa é também fonte de cálcio e outros minerais como o manganês, o magnésio, o ferro e o fósforo, os quais desempenham funções vitais para o bom funcionamento do sistema nervoso, fortificação de dentes e ossos, controle da contração muscular e transporte de oxigênio – o que a torna também ideal para atletas.
As sementes também contém grande quantidade de vitaminas (como a vitaminas B1, B2, B3, B6, C e E), as quais auxiliam na regulação do metabolismo, crescimento, memória, imunidade, reduzindo também o efeito dos radicais livres. Além disso, ainda possui ômega 3 e 6, que podem ajudar na prevenção de doenças do coração e auxiliar a memória e concentração. E a boa notícia: NÃO CONTEM GLÚTEN! A Quinoa também é apropriada para diabéticos por seu baixo índice glicêmico. E para pessoas com prisão de ventre, já que é riquíssima em fibras. Além disso, já foi utilizada para combater a desnutrição infantil no Chile e no Equador.
Versatilidade no Preparo
Um outro fato interessante é que a Quinoa serve de alimento em suas várias formas. As folhas podem ser preparadas como as do espinafre e os botões das flores podem ser consumidos como brócolis. Outras formas de consumir a Quinoa é na forma de flocos - para adicionar ao iogurte e misturar com frutas - e como farinha para mingau, pães, pudins, panquecas, biscoitos e bebidas. Alguns comerciantes norte-americanos vendem uma “polenta” de Quinoa, porém esta ainda não está disponível no Brasil. Face a esta ampla gama de possibilidades, alguns restaurantes já estão inclusive incorporando o grão em seus cardápios, como é o caso do restaurante Quattrino, um pioneiro em São Paulo. (http://www.vidasemglutenealergias.com/sao-paulo-sem-gluten/).
Referências Bibliográficas
  • CASTRO, L. I. A. ; REAL, C. M. V. ; PIRES, I. S. C. ; PIRES, C. V. ; PINTO, N. A. V. D. ; MIRANDA, L. S. ; ROSA, B. C. ; DIAS, P. A. . Quinoa (Chenopodium quinoa Willd): digestibilidade in vitro, desenvolvimento e análise sensorial de preparações destinadas a pacientes celíacos. Alimentos e Nutrição (UNESP), v. 18, p. 413-419, 2007
  • Anderson JW. Whole grains and coronary heart disease: the whole kernel of truth. Am J Clin Nutr. 80(6):1. 459-60.
  • Johnson, D.L. and S.M. Ward. 1993. Quinoa. p. 219-221. In: J. Janick and J.E. Simon (eds.), New crops. Wiley, New York.
  • Schlick, G. and D.L. Bubenhei. 1996. Quinoa: Candidate crop for NASA's Controlled Ecological Life Support Systems. p. 632-640. In: J. Janick (ed.), Progress in new crops. ASHS Press, Arlington, VA
  • Wood, Rebecca. The Whole Foods Encyclopedia. New York, NY: Prentice-Hall Press; 1988
  • http://www.Quinuareal.com.br/
  • WHOLE HEALTH. Quinoa, 2000. Disponível em: http://www.wholehealthmd.com Acesso em:30/09/2009
--
Fonte: Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2009 (www.vidasemglutenealergias.com)

sábado, 24 de novembro de 2012

Pão de queijo com requeijão e bacon

 
Foto: Stela Handa 
Culinarista: Denise Bologna Amantini 
Tempo: 50 min
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: Fácil
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de leite
- 3 xícaras (chá) de polvilho doce
- Margarina e farinha de arroz para untar
- Queijo parmesão ralado para polvilhar

Recheio:
- 1 copo de requeijão cremoso (250g)
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 xícara (chá) de bacon frito picado

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em forminhas para empadas untadas e enfarinhadas. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 20 minutos. Misture o requeijão com a salsa e o bacon, abra os pães ao meio e recheie assim que sair do forno. Sirva em seguida.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lombo na pressão

Culinarista: Mariana Maluf Boszczowski 
Foto: Marcelo Breyne 
Tempo 1h20 
Rendimento 6 Porções
Dificuldade Fácil
Ingredientes
- 1 lombo com aproximadamente 1,5kg
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 xícara (chá) de vinho tinto
- 1 pacote de sopa-creme de legumes sem glúten

- 1 cebola grande picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

Aqueça a panela de pressão com o óleo e doure a carne. Adicione a cebola e refogue por 3 minutos. Dissolva a sopa em 2 xícaras (chá) de água e despeje na panela. Acrescente o vinho, sal e pimenta a gosto. Tampe e cozinhe por 35 minutos depois de iniciada a pressão. Abra, transfira para uma travessa, cubra com o molho e sirva. 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dieta do Glúten


Tem uns poréns nesta reportagem!! A aveia que tem glúten também e a retirada do glúten só emagrece se você cortar o glúten e não substituir!! As atrizes emagrecem pq deixaram de comer...e quando substituem é com muita moderação! Não resolve se você substituir e comer muito pensando que não vai engordar. Engorda sim porque a substituição é feita basicamente por farinha de arroz que é muito calórica. Cuidado!!

MAIS MAGROS SEM GLÚTEN
Dieta que restringe o consumo de alimentos que contêm a proteína conquista cada vez mais adeptos com a promessa de emagrecimento rápido e saudávelMonique Oliveira

BELEZA 
Juliana Paes limitou a ingestão do composto e sentiu melhora no metabolismo
A lista de seguidores famosos é longa. No Brasil, celebridades do porte de Juliana Paes, Luciana Gimenez, Camila Morgado e Alice Braga. Lá fora, gente do calibre das atrizes Halle Berry, Rachel Weisz e Miley Cyrus. Todas aderiram à dieta do glúten, a mais nova febre entre quem pretende emagrecer e manter a silhueta desejada. Só nos Estados Unidos, cerca de 1,6 milhão de pessoas estão seguindo o regime, de acordo com levantamento recente realizado pela Clínica Mayo, prestigiada instituição de pesquisa daquele país. Os relatos de sucesso de quem se submeteu a esse método alimentar são impressionantes: dão conta da perda de cinco quilos já na primeira semana e até 15, 20 e 30 quilos meses depois. A apresentadora Luciana Gimenez, por exemplo, comemora cerca de 32 quilos a menos depois de aderir à restrição do glúten e aliar a estratégia a uma rotina intensa de exercícios. “Deu para perceber a diferença de resultado em relação a outros regimes”, conta. Juliana Paes reduziu a ingestão da substância depois do nascimento do filho, Pedro. A tática a ajudou a voltar à bela forma – e a mantê-la. “Comecei na época em que o estava amamentando”, conta. “Senti que melhorou muito o meu metabolismo, deixando-o mais acelerado, e também observei que diminuiu a sensação de inchaço e desconforto abdominal”, disse.
Na contabilidade dos especialistas que estão indicando o regime, o saldo também é positivo. “A pessoa percebe uma mudança imediata, para melhor, em todo o seu estado geral, além do declínio do peso corporal”, afirma o endocrinologista Tércio Rocha, do Rio de Janeiro, integrante da Academia Brasileira Antienvelhecimento. “Após duas semanas já é possível notar nitidamente uma redução de inchaço”, diz a médica nutróloga Vânia Assaly, de São Paulo. “E o emagrecimento torna-se bem visível 45 dias depois do início da dieta”, completa.
O glúten é uma proteína sem valor nutricional e sem calorias. Está presente no trigo, na cevada, no centeio e no malte. É ele que proporciona o aspecto viscoso e confere elasticidade a bolos, pães e massas. Na indústria de alimentos, é adicionado a embutidos e até aos chocolates, justamente por conta dessa propriedade. A dieta consiste em diminuir sua ingestão, como fez a atriz Juliana Paes, ou bani-lo do cardápio. Portanto, seus seguidores ficam sem comer a maioria dos carboidratos presentes à mesa, devem se manter longe da cerveja e do uísque e, na dúvida, precisam ficar de olho nos ingredientes contidos nos alimentos vendidos nos supermercados. “No Brasil é obrigatória a indicação, no rótulo, da ausência ou da presença da substância”, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.
O principal desafio dos adeptos do regime é encontrar substitutos à altura do trigo e dos produtos com ele produzidos. Aos poucos, porém, crescem as opções para quem deseja tirar o glúten da dieta. A Mundo Verde, empresa consolidada no setor de alimentação saudável, com 170 lojas no País, por exemplo, tem um catálogo de três mil itens livres da proteína. A Rede de Farmácias de Manipulação Officilab, do Rio de Janeiro, criou 12 produtos isentos de glúten. Vários restaurantes também estão incluindo no menu pratos sem o composto. É o caso do Biocarioca e da Delicatessen Zona Zen, no Rio, e do Outback, do América e do badalado Quattrino, em São Paulo, que possui opções no cardápio (leia receita à pág. 86). “Conheci os efeitos da retirada do glúten porque estudo muito sobre nutrição”, explica Mary Nigri, dona do Quattrino. “Fiz um teste comigo, vi resultados e resolvi criar as receitas”, lembra. Nos EUA, o mercado para atender à crescente demanda, o chamado “gluten-free market”, já gira na casa dos US$ 2 bilhões anuais. Entre as alternativas para substituir a farinha de trigo estão as farinhas de arroz e de amêndoas. “Outra substituição pode ser feita usando mandioca e batata”, explica Aline Möller, dona da consultoria Fit Gourmet, em São Paulo. A empresa presta consultoria àqueles que querem adotar uma alimentação livre de glúten “Ensinamos o cliente como seguir o regime”, diz
RESULTADO 
A apresentadora Luciana Gimenez perdeu 32 quilos após iniciar
o regime e encarar um plano intensivo de exercícios físicos
Há algumas explicações para o êxito desse plano alimentar. A primeira é a mais óbvia: as pessoas emagrecem porque, ao riscar do cardápio os alimentos que contêm glúten, deixam de comer pães, bolos e massas brancas. Desse modo, não ingerem mais uma enorme quantidade de calorias. “Grande parte desses alimentos é bastante calórica”, explica Vânia Assaly. A segunda razão – e as outras também – é mais complexa. A proteína está associada a reações de intolerância. A mais intensa desenha um quadro conhecido como doença celíaca. Trata-se de uma resposta genética grave ao composto que pode deflagrar diarreia crônica, desnutrição, fadiga e, em crianças, também pode levar a distúrbios do crescimento. “É uma reação do sistema imunológico. Um anticorpo é criado contra o glúten”, explicou à ISTOÉ o gastroenterologista Joe West, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido (leia mais no quadro à pág. 86). Estima-se que um a cada 214 brasileiros seja portador da enfermidade. A atriz Isis Valverde, 25 anos, descobriu que tinha a doença aos 19 anos. “Sentia dores abdominais, tontura, boca seca e perdi cabelo”, diz. Desde que tirou o glúten do cardápio, não manifesta mais os sintomas.
Intolerâncias mais brandas também acontecem, e em número expressivo. “São mais frequentes do que a doença celíaca”, afirma o médico Luiz Carneiro, chefe do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. “Hoje sabemos que a sensibilidade ao glúten é dez vezes mais comum que a doença celíaca”, disse à ISTOÉ o nutricionista Tom O’Brien, da Universidade de Chicago (EUA). Nesses casos, o que ocorre é que, em vez de reações imediatas e mais fortes, como nos celíacos, há a deflagração de um fenômeno conhecido como reação alérgica tardia. “O indivíduo acumula anticorpos mais amenos ao glúten”, explica o microbiologista Bruno Zylbergeld, estudioso do tema. “Com o passar do tempo, isso pode desencadear os sintomas da intolerância”, diz. O fato é que essas respostas – mais ou menos severas, não importa – provocam no corpo inchaço, dificuldades digestivas e processos inflamatórios que contribuem para o acúmulo de peso. “A retirada do glúten evita essas reações”, explica a nutricionista Lucyanna Kalluf, de São Paulo.
Intolerância desde o nascimento
O médico cirurgião Gustavo Mattos, 31 anos, de São Caetano do Sul, é celíaco. 
Embora esteja bem adaptado e nunca fuja da dieta, ainda sofre para encontrar 
pratos livres do composto em restaurantes. “Os funcionários não sabem
informa os clientes sobre esse tema. Falta informação.”
De acordo com o endocrinologista Tércio Rocha, entretanto, não ingerir glúten traz benefícios para a silhueta de todos, intolerantes à proteína ou não. “As pessoas apresentam redução do inchaço abdominal, observam melhora no funcionamento do intestino e também têm diminuição da compulsão alimentar”, assegura. Este último benefício seria resultado da baixa ingestão de carboidratos vindos de alimentos produzidos com farinha de trigo não integral – pães e massas brancas, por exemplo. Por mecanismos complexos, essa categoria de alimentos agrava o impulso de comer além da conta. Há também indicações de que a ausência da proteína na dieta promoveria mudanças no perfil metabólico que favoreceriam a queima calórica e elevariam a sensação de saciedade. Sobre esse ponto, porém, não há consenso médico. “A literatura científica não descreve essas interações”, ressalva o endocrinologista Freddy Goldberg, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
CUIDADO
A atriz Isis Valverde é portadora de doença celíaca. Por isso, não ingere mais a substância
Embora um dos maiores apelos da dieta seja a perda de peso, a restrição do nutriente é vista como uma maneira de melhorar a saúde de um modo mais amplo. Há muitos registros na ciência dando conta da associação da proteína com várias doenças. Um estudo da Universidade Karolinska, em Estocolmo, Suécia, por exemplo, relaciona o ingrediente à piora da artrite reumatoide, doença que deflagra um processo inflamatório crônico sobre as articulações. “Há evidências de que a saúde pode se beneficiar de mudanças alimentares e a dieta livre de glúten é uma delas”, disse o reumatologista Johan Frostegärd, da universidade sueca. Ele comprovou os benefícios do regime em pacientes que sofrem de artrite reumatoide.
Cardápio familiar
O casal Rosa Araújo, 34 anos, e Marco Alberto Silva, 43, mudou as refeições da 
família por conta do sobrepeso de Silva, que chegou a 126 quilos. Agora, não há 
mais alimentos com glúten. Com o regime e uma rotina pesada de exercícios de duas a três
horas por dia, o empresário perdeu 38 quilos. Rosa acabou adotando a estratégia. Eles também
fornecem a mesma alimentação à filha Olívia, 3 anos. “É mais saudável”, explica Rosa
A ingestão do glúten está ainda vinculada à ocorrência de depressão, dores de cabeça e déficit de atenção. As pesquisas dão como hipótese mais provável para a relação entre a proteína e as doenças o processo inflamatório desencadeado pelo composto. Na opinião da nutricionista Lucyanna Kalluf, são os resultados em vários aspectos da saúde que acabam fazendo com que as pessoas mantenham a dieta. “Elas melhoram tanto que não querem mais voltar a ingerir a proteína.”
O abandono do nutriente, porém, não seduz todos os especialistas. Há médicos que acreditam que a restrição total de glúten é radical demais e desnecessária. “Pessoas que não têm alergia ao composto dispõem de outras maneiras de perder peso”, opina o nutrólogo Durval Ribas Filho. O nutricionista Tom O’Brien é outro que chama a atenção para os problemas que a exclusão da proteína pode oferecer. “Os indivíduos podem ter dificuldade de encontrar alimentos substitutos e correm o risco de ter uma alimentação desequilibrada”, diz. No entanto, o aquecimento do mercado mostra que esse cenário está mudando. “Hoje é bem mais fácil substituir os alimentos com glúten por versões sem o nutriente, pois as lojas de produtos naturais já têm bastante variedade”, diz Juliana Paes, que optou pela moderação, reduzindo a presença da proteína à mesa, mas sem se privar dela por completo.



Colaboraram: Mônica Tarantino e Simone Blanes
Foto: Felipe Lessa
Fotos: André Schliró; João Castellano/ag. istoé
Fotos: Kelsen Fernandes; João Castellano/ag. istoé; Steven Lawton/Getty Images; Marcus Mam/Madame Figaro/laif; Michael Tran/FilmMagic; Jen Lowery/Splash News

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Biscoito de quinoa com chocolate sem glúten

Biscoito de quinoa com chocolate / Foto: Marcelo Resende
Rendimento: 20 unidades
Tempo de preparo: 50 minutos
Calorias: 120 a cada dois biscoitos
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de grão de quinoa
- 1 xícara (chá) de farinha de quinoa
- 50 g de chocolate 75% de cacau picado
- 2 xícaras (chá) de amido de milho
- ¾ de xícara (chá) de água
- ¼ de xícara (chá) de adoçante sucralose em pó
- ½ xícara (chá) de margarina light sem sal
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo
1. Deixe os grãos de quinoa na água de uma noite para a outra.
2. Moa-os no liquidificador com a água em que ficaram de molho e adicione os ovos, o sal e o adoçante.
3. Despeje em uma tigela, misture a margarina, o amido, a farinha e o chocolate picado, adicionando o fermento por último.
4. Unte uma forma e despeje a massa em 20 unidades.
5. Leve ao forno preaquecido a 180°C e retire quando começar a dourar (cerca de 30 minutos).

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sorvete fácil e sem glúten

Receita enviada por Bruno
30min
20 porções
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 gelatina(qualquer sabor)

Modo de Preparo
Faça a gelatina normalmente e não leve a geladeira.
Depois que pronta, ainda quente, coloque no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite.
Bata bem.
Leve ao congelador em um refratário tampado para não formar blocos de gelo.
Depois de congelado, retire do congelador e bata na batedeira para ficar cremoso.
Volte para o congelador.
Está pronto, um sorvete fácil, prático e gostoso.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Escondidinho de morangos sem glúten



Ingredientes
- 1 lata de leite condensado,
- a mesma medida de leite,
- 2 gemas,
- 1 colher (sobremesa) de baunilha,
- 1 colher (sopa) de amido de milho,
- 500g de morangos,
- 1 xícara (chá) de açúcar,
- 2 caixas de creme de leite,
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 claras.

Modo de preparo
Primeira camada
Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, as gemas, o amido de milho e a baunilha, mexa antes de levar ao fogo. Depois leve em fogo brando mexendo sem parar até engrossar. Desligue o fogo

Segunda camada
Em uma panela coloque os morangos e o açúcar, leve ao fogo até formar uma geleia. Pode ficar com pedaços de morango. Deixe cerca de 5 a 7 min.

Terceira camada
Bata as claras em neve, depois coloque açúcar e bata até formar um suspiro. Junte o creme de leite ao suspiro e mexa até que fique um creme. Agora é só colocar as camadas prontas em uma tigela e levar a geladeira.
Pode enfeitar como preferir.
Fonte: TV Globo/Receitas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mini-pizza de batata sem glúten


 
 Massa fofinha, deliciosa perfeita para receber os amigos. 
Ingredientes
(para +- 16 discos) 
- 1 colher (chá) de alho e sal a gosto
- 400 g de batata cozida e espremida 
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 1 gema
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- Óleo para fritar

 Para a cobertura: 
- 3 tomates sem pele e cortados em cubos
 - 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho amassado 
- 1 colheres (sopa) de azeite 
- 1 colher (chá) de orégano 
- Sal temperado a gosto
- 1 colher (sopa) de molho pronto 
- 100 g de mussarela ralada em ralo grosso 

Modo de preparo: 
Massa: 
Misture o alho e o sal com a batata cozida e espremida, ainda quente. Deixe amornar. Junte o queijo parmesão ralado, a gema e o amido de milho. Amasse bem. Sobre um saco plástico aberto e enfarinhado, abra a massa com o auxílio de um rolo. Deixe com 1/2 cm de espessura. Corte discos com um cortador ou com o auxílio da boca de um copo comum, de mais ou menos 7 cm de diâmetro e frite no óleo dourando dos dois lados. 
Cobertura: 
Coloque os discos de batata numa assadeira grande, um ao lado do outro. Coloque um pouco de molho de tomate sobre o centro dos discos de mini pizza, deixando as bordas sem molho (veja foto). Em uma panela adicione os tomates, a cebola ,o alho, o azeite, o orégano e sal. Refogue um pouco, coloque um pouco de água e o molho de tomate e deixe apurar por aproximadamente 15 minutos. Coloque um pouco de molho em cada disco e cubra com mussarela ralada e leve ao forno médio por 15 min ou até que o queijo derreta. 

Nota: Varie a cobertura da pizza como quiser.

Fonte: http://decolherpracolher.blogspot.com.br

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COOKIE SUSPIRO SEM GLÚTEN

ingredientes
- 1 ½ xícara (chá) de amêndoas picadas (165 g)
- 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado (280 g)
- 1/3 xícara (chá) de cacau em pó (30 g)
- 1 pitada de sal
- 2 claras
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 50 g de gotas de chocolate
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

modo de preparo
1°- Em uma tigela, coloque as amêndoas picadas, o açúcar de confeiteiro peneirado, o cacau em pó, o sal, as claras e a baunilha e misture bem.
2°- Em uma assadeira forrada com papel manteiga untado, coloque porções de massa (1 colher de sobremesa) sobre o papel. Deixe +/- 2 cm de espaço entre as porções de cookies para não grudarem. Espalhe gotas de chocolate em cada cookie e polvilhe açúcar de confeiteiro. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 15 minutos. Depois de assados retire a assadeira do forno e deixe esfriar para desenformar. Transfira os cookies para um prato e sirva em seguida.
Fonte: http://www.receitas.com/maisvoce

Cream Cracker sem glúten


 Ingredientes 
- 1 caixa (200g) de creme de arroz 
- 1/2 xícara (chá) de amido de milho 
- 1 colher (sopa) de fécula de batata (opcional, mas -garante que o biscoito fique crocante) 
- 1 colher (chá) de sal 
- 1/2 colher (chá) de açúcar 
- 1 colher (chá) de Emustab (emulsificante) 
- 1 colher (chá) de fermento em pó 
- 1 colher (sopa) rasa de queijo parmesão ralado 
- 2 e 1/2 colheres (sopa) de margarina culinária 
- 2 ovos 
- 5 a 6 colheres (sopa) de água (para dar liga) 

Modo de Fazer
Apesar dos vários ingredientes, o preparo é fácil! Comece misturando todos os ingredientes, exceto a água, até que vire uma farofa. Aos poucos, adicione a água enquanto sova a massa até que ela não grude mais nas mãos (mas sem ficar ressecada). Deixe descansar por 20 minutos e depois sove-a novamente. Polvilhe uma superfície com amido de milho, abra a massa até que fique com a espessura do cream cracker e corte em quadrados. Forre uma assadeira com papel manteiga e leve os biscoitos para assar no forno pré-aquecido a 180 graus por, aproximadamente, 20 minutos.
Fonte: http://dietadalua.com/receita-de-cream-cracker-sem-gluten.html 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estrogonofe de carne moída

Culinarista: Denise Bologna Amantini
Foto: Rodrigo Moreira
Tempo 30min (+5min de descanso)
Rendimento 6 Porções
Dificuldade Fácil
Ingredientes
- 1kg de carne moída
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola ralada
- 2 folhas de louro
- 2 dentes de alho picado
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de conhaque
- 1/2 xícara (chá) de ketchup
- 1/2 xícara (chá) de champignon (opcional)
- 1 lata de creme de leite
- Arroz e batata palha a gosto para acompanhar

Modo de preparo
Em uma tigela, tempere a carne com sal e pimenta e deixe descansar por 5 minutos na geladeira. Em uma panela, em fogo médio, com o óleo, refogue a cebola, o louro e o alho. Adicione a carne e frite até dourar. Adicione o molho inglês e refogue por 3 minutos. Tire a panela do fogo e acrescente o conhaque. Volte pra o fogo com cuidado para não pegar fogo no conhaque e tire o louro. Coloque o ketchup e o champignon, acerte o sal e refogue por mais 5 minutos. Junte o creme de leite com o fogo desligado misture e sirva acompanhado de arroz branco e a batata palha.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Batata com requeijão e bacon sem glúten

Culinarista: Gustavo Gutierrez 
Foto: André Fortes 
Tempo 1h
Rendimento 6 Porções
Dificuldade Fácil
Ingredientes
- 1kg de batata
- 300g de bacon cortado em cubos
- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- 2 colheres (sopa) rasas de farinha de arroz ou amido de milho
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de requeijão
 -1 colher (sopa) de manteiga
- Sal a gosto

Modo de Fazer
Em uma panela com água, cozinhe as batatas por 30 minutos com casca, depois de cozida retire a casca, corte as batatas grosseiramente e reserve. Em uma panela, frite o bacon até que solte toda a gordura, adicione a cebola, frite um pouco, polvilhe com a farinha e mexa por 2 minutos. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre até obter um creme, acrescente o requeijão e a manteiga, misture bem, acerte o sal e desligue o fogo. Em um refratário monte as batatas por baixo e cubra com o creme por cima. Sirva quente.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Taças de Cappuccino Surpresa

 
Ingredientes 
(para 8 pessoas)
- 2 latas de leite condensado
- 1 lata de creme de leite, sem o soro
- 3 ovos
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de café solúvel
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó sem glúten
- 1/2 tablete (50g) de margarina para culinária
- 1 pacote de suspiro quebrado

Modo de preparo:
- Apurar em uma panela a margarina, o leite condensado, o chocolate e 3 gemas peneiradas (reservar as claras). Ir mexendo até desgrudar do fundo e adicionar o café solúvel.
- Separadamente, bater as claras em neve. Acrescentar o açúcar e o creme de leite. Misturar delicadamente.
- Em taças individuais, montar em camadas começando pelo creme de chocolate. Por cima, colocar o suspiro. Finalizar com o creme. Enfeitar com um raminho de hortelã ou com cereja, se preferir.
- Esta sobremesa deve ser feita no mesmo dia, para o suspiro não derreter.
- Você pode misturar o café solúvel ao creme claro. Terá 2 variações de marrom e uma bela apresentação também.
Fonte: www.obagastronomia.com.br

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pavê-Bolo com Morango

 Boa sugestão para aproveitar um bolo simples de chocolate
    
Ingredientes
- 1 bolo de chocolate (sem glúten) em pedaços 
- 1 caixa de morango picado
- 1 lata de leite condensado
- 1 1/2 medida da lata de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 gemas peneiradas
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
- 1 barra de chocolate ao leite
- 1 lata de creme de leite 

Modo de preparo
1º Forre o fundo de um recipiente de vidro com pedaços do bolo sem glúten.
2º Regue o bolo com o leite condensado e o leite. Cubra com os morangos picados.
3º Faça um creme com o leite condensado, as gemas e o leite com o amido dissolvido. Leve ao fogo até engrossar. Depois de pronto, adicione a baunilha e misture. Coloque por cima dos morangos.
4º Agora, para finalizar, derreta o chocolate em banho maria e misture com o creme de leite e coloque por cima do creme. Leve à geladeira para gelar por duas horas.

DICA
Para molhar o bolo, você usa uma colher de sopa do leite condensado e um pouco de leite.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pão de queijo com doce de leite

Culinarista: Ana Beatriz/
Foto: Empório Fotográfico 
Tempo:   1h
Rendimento:    20 Unidades
Dificuldade:   Fácil
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de polvilho doce
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de margarina
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de queijo meia cura ralado
- 2 xícaras (chá) de doce de leite
- Óleo para untar

Modo de preparo
Em uma tigela, misture o polvilho e o sal e reserve. Misture o leite e a margarina em uma panela e leve ao fogo médio até levantar fervura. Despeje o leite sobre o polvilho, aos poucos, mexendo com uma colher até formar uma massa homogênea e deixe esfriar. Junte os ovos, um a um, e misture com as mãos. Acrescente o queijo ralado e misture bem. Modele bolinhas com as mãos e coloque em uma fôrma untada. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 25 minutos ou até dourar. Retire do forno, corte ao meio e recheie com porções do doce de leite. Sirva em seguida.
Saiba mais: O polvilho doce pode ser perfeitamente substituído pelo polvilho azedo. Para isso, use-os sempre na mesma proporção. O polvilho azedo deixa a massa do pão de queijo mais volumosa e com uma textura mais aerada.

sábado, 25 de agosto de 2012

Macarons


Por chacrebleu
Receita de um doce leve, com sabor delicado. Doce muito servido em festas.
Ingredientes 
280 g de açúcar de confeiteiro
160 g de farinha de amêndoas
130 g de clara de ovo
30 g de açúcar

Modo de preparo:
Peneire juntos o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas.
Bata as claras com o açúcar até obter um suspiro firme. Misture delicadamente o corante desejado: rosa para framboesas, verde para pistache e café líquido para o sabor café. Aos poucos e com delicadeza, incorpore à mistura peneirada.
Coloque uma folha de silpat sobre uma assadeira e apóie essa assadeira sobre outra menor.
Com um saco de confeitar e bico liso médio, pingue a massa sobre a folha de silpat, com distância de 5cm entre os macarons.
Leve imediatamente ao forno pré-aquecido, moderado (220ºC) durante 10 minutos.
Retire a assadeira de baixo e asse mais 5 minutos. Retire e deixe esfriar.
Com espátula, retire os macarons da assadeira e recheie com geléia ou doce de sua preferência.

Dicas:
Se não tiver o silpat, poderá colocar os macarons em uma fôrma forrada com papel manteiga.
Os macarons já recheados poderão ser conservados no freezer pelo prazo de 1 semana.
Folha de Silpat: produto feito de silicone que pode ser levado ao forno ou ao freezer, pois resiste à temperaturas de – 40°C até 480°C). Ideal para o preparo de biscoitos, bombons e bolos. É encontrado em lojas de produtos especializados para confeitaria.
A farinha de amêndoas é encontradas em grandes hipermercados ou empórios. Mas você pode processar as amêndoas sem casca e utilizar.
Fonte: http://www.receitasdemae.com.br

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brownie de micro-ondas sem glúten


Brownie de micro-ondas: fica pronto em menos de 15 minutos
Foto: Ormuzd Alves
 Preparo: Zás-trás (até 15 minutos)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil 
Ingredientes
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de margarina derretida
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz
- 1/2 colher (café) de CMC
- 1 xícara (chá) de chocolate ao leite picado
- 1/2 xícara (chá) de castanha-do-pará picada 

Modo de preparo
1. Em uma tigela, misture os ovos e a margarina.
2. Acrescente o açúcar, o chocolate em pó e a farinha de arroz peneirada.
3. Junte o chocolate picado e as castanhas.
4. Coloque em um refratário de 20cm X 20cm untado com margarina. Leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta.
5. Deixe descansar 5 minutos antes de servir. Sirva com sorvete. 
Dica: sirva com sorvete e calda de chocolate.
adaptação do site ana maria

Picadinho de Carne com Quiabo no Micro-ondas

 
Ingredientes:
- 500 g de coxão mole cortado em cubos
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- 1 pimenta dedo de moça picada (retire as sementes para não ficar muito picante)
- 2 tomates picados, sem peles e sem sementes
- Orégano e pimenta do reino a gosto
- 3 colheres  (sopa) de molho de tomate pronto
- 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 300 ml de água quente
- 2 xícaras de quiabo (lave, seque bem, retire as pontas e corte em rodelas não muito finas) 

Modo de preparo:
- Em um refratário alto e com tampa, coloque os cubinhos de carne, junte o azeite, o alho, a cebola, a pimenta, os tomates, o tablete de caldo de carne dissolvido e o molho de tomate pronto. Mexa bem.
- Coloque a tampa, e leve ao micro-ondas por 25 min em potência alta.
- Retire do micro-ondas, adicione o quiabo e misture delicadamente.
- Tampe novamente, e leve ao micro-ondas por mais 10 min. 
- Sirva acompanhado de arroz e uma bela salada.

sábado, 18 de agosto de 2012

Biscoito de Sequilhos sem glúten

Ingredientes: 
- Amido de milho (até dar o ponto +- de 3 a 4 xícaras)
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 gema
- 1/2 colher (sopa) fermento em pó
- 2 1/2 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo:
- Misture bem todos os ingredientes, menos o amido.
- Aos poucos acrescente o amido, mexendo bem até obter uma massa homogênea, que dê ponto para enrolar e desgrudar das mãos. Deixe descansar por 30 min antes de modelar os biscoitos.
- Em uma assadeira (não precisa untar, mas eu sempre forro minha assadeira com papel manteiga) faça as rosquinhas de biscoitinhos, deixando uma distância entre eles para não grudarem.
- Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 10 a 15 minutos. Retire da assadeira assim que saírem do forno para não queimar a na parte debaixo.
- Deixe esfriar completamente, e guarde em potes bem fechados.

Nota: Para fazer os sequilhos de chocolate, basta diminuir um pouco o amido de milho e adicionar 2 a 3 colheres de chocolate em pó na massa do biscoito.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cookies de leite condensado sem glúten

A receita original era com aveia e farinha de trigo, mas esta adaptação para quinoa em flocos e farinha de arroz deu muito certo. Os cookies ficaram deliciosos...
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 180g de margarina
- 2 1/2 xícara (chá) de quinoa em flocos finos
- 1 xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 colher (sopa) rasa de amido de milho
- 1 colher (café) de CMC
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (café) de sal
- 1 xícara (chá) de gotas de chocolate

Modo de Preparo
Na batedeira, bata o leite condensado e a margarina até formar um creme.
Misture a quinoa, a farinha, o amido, o CMC, o bicarbonato, o sal e as gotas de chocolate.
Cubra com filme plástico e leve á geladeira por 30 minutos.
Sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, modele os cookies e asse-os em forno pré-aquecido a 220°C durante cerca de 15 minutos ou até ficarem meio douradinhos
Adaptação do site: http://www.niltondeoliveira.com