quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Glúten - uma vigilância constante

A dieta sem glúten é, sem sombra de dúvida, um tanto trabalhosa mas, a recompensa vem na melhora visível da qualidade de vida do celíaco. A atenção aos rótulos dos produtos, em casa ou nos supermercados, deve ser uma constante mesmo com os produtos conhecidos, pois muitas empresas acabam por utilizar o mesmo maquinário para embalar os produtos com e sem glúten e isso é o suficiente para o sem glúten ser contaminado. Portanto a vigilância sobre os rótulos das embalagens deve ser permanente, mesmo para as marcas conhecidas.
A mesma atenção deve se dar em casa. Ao preparar um alimento sem glúten, deve-se ter o cuidado de ter os utensílios bem lavados e sem traços desta proteina. O mínimo contato já é o suficiente para contaminar o alimento a ser ingerido. Como exemplo pode-se citar: um celíaco pode comer todo tipo de carne, mas se esta carne for assada na mesma fornada de uma lasanha tradicional ela será contaminada e se tornará imprópria para o seu consumo.
Muita atenção sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!