domingo, 23 de janeiro de 2011

Finalidade deste blog

Após descobrir a intolerância ao glúten do meu marido, resolvi começar a pesquisar receitas que pudessem alimentá-lo mas também satisfazê-lo.  Há muito tempo ele passava mal com "tudo" que comia. Tinha enxaquecas que duravam até uma semana e seu humor era de amargar pois com dor ninguém está bem,não é mesmo? Após começarmos a dieta, percebemos que não era tudo que lhe fazia mal mas aquilo de que menos desconfiávamos: o glúten. Esta proteína que aparece no trigo, aveia, cevada e centeio é realmente feroz com quem tem intolerância à ela. Não é fácil aderir a esta dieta mas a recompensa é superior a qualquer dificuldade. Gosto de cozinhar mas não tenho muito tempo pois trabalho de segunda a sábado e precisava de receitas práticas e rápidas. O pior de tudo, na nossa opinião, é a falta do pão francês mas, como não se pode ter tudo, fazemos as nossas adaptações. Hoje, dentro de casa, estão todos adaptados á dieta. Glúten só fora de casa e só pra quem pode. Com o tempo vamos adaptando receitas tradicionais feitas com as farinhas proibidas(trigo,aveia,cevada e centeio) às farinhas permitidas(amido de milho,fécula de batata,polvilho,etc.).
Como sofri bastante para adaptar estas receitas e desperdicei muito ingrediente e tempo, resolvi criar este blog com receitas que colhi em outros blogs , livros e nos meus cadernos de receitas antigos. São receitas que agradaram a todos e que não dispensam muito tempo para serem feitas.
Espero que este blog possa ser mais uma ferramenta de ajuda a todos que sofrem com o mesmo problema e também aqueles que adoram saborear um bom prato.
Beijos e bom apetite...

Um comentário:

  1. parabéns D. Sonia muito criativa ,tudo isso porque seu marido não ronca né rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!