segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Diagnóstico de Autismo? Um caso interessante.

Distúrbios neurológicos originados na doença celíaca têm sido amplamente documentados. Algumas destas condições incluem falta de equilíbrio, tremores, enxaquecas, fadiga crônica, esquizofrenia, epilepsia, apatia, depressão, insônia, distúrbios comportamentais, incapacidade de concentração e ansiedade.
Genuis e Bouchard, pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, publicaram recentemente o caso do “5-year-old boy” que tinha sido diagnosticado com autismo severo em uma especialidade clínica para transtornos de espectro autista. Após uma investigação inicial sugeriram subjacentes da doença celíaca e variadas deficiências nutricionais, a dieta isenta de glúten foi executada. Sua dieta e de suplementos foram ajustados para permitir a suficiência nutricional.
O paciente teve os sintomas gastrintestinais rapidamente resolvidos e os sinais e sintomas sugestivos de autismo progressivamente reduzido.
Este caso é um exemplo de uma síndrome de má absorção comum (doença celíaca) associada com disfunção do sistema nervoso central e sugere que em alguns casos, a deficiência nutricional pode ser uma causa de atraso de desenvolvimento.
Genuis e  Bouchard  recomendaram que todas as crianças com problemas neurológicos devem ser avaliadas por deficiência nutricional e outras síndromes.
Este estudo de caso sugere que pelo menos alguns dos relatos de resposta à dieta sem glúten em crianças com autismo podem estar relacionados à correção da deficiência nutricional, resultando em falta de diagnósticos para a sensibilidade ao glutén e consequente má absorção.
A maioria dos médicos esperam para ver sintomas como diarréia crônica, inchaço abdominal e dor antes de considerar doença celíaca. Mas nem todas as crianças com doença celíaca e distúrbios neurológicos têm problemas gastrointestinais.

Este texto foi extraído do blog: http://www.vivasemgluten.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo a este blog.Seu comentário é muito importante! Deixe-o aqui e não se esqueça de voltar para visualizar a resposta!